top of page

AIKIDO

HOMBU DOJO

hombu-dojo-building.jpg
5.jpg
00.jpg

O Fundador, Morihei Ueshiba, quando se mudou para Tóquio em 1927, alugou casas e as transformou em Dojos para ministrar aulas de Aikido. No entanto, estas casas se tornaram pequenas para o grande número de praticantes.

Assim, com a ajuda dos estudantes, entre os quais estava o Almirante Isamu Takeshita, foi possível construir um Dojo próprio, exclusivo pra a prática de Aikido.

Certo que, era um edifício bem simples, de madeira com aproximadamente 120 metros quadrados, chamado de Kobukan, no distrito de Shinjuku, na capital japonesa.

Seguindo uma trajetória bem sucedida, logo outra necessidade surgiu: como o primeiro prédio tinha sido construído em madeira e com dimensões pequenas, aquela estrutura já se tinha tornado diminuta, pois a popularidade do Aikido era imensa, não apenas no Japão mas já em todo mundo, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial .

Em 1967, a estrutura primitiva veio abaixo, dando lugar ao novo prédio, agora chamado de Hombu Dojo, com as obras terminadas em 15 de dezembro do mesmo ano. A cerimônia de inauguração aconteceu em 12 de janeiro do ano seguinte.

Esta construção e posteriores reformas para aprimoramento das acomodações, reforçaram o título de Central Mundial do Aikido, sendo todas as áreas de tatame utilizadas diariamente em constantes treinos diários.

bottom of page