top of page

AIKIDO

AIKI JINJA

bda8bf9fccc49100e46b194c65455cb0_edited.

Aiki Jinja é o santuário construído por Morihei Ueshiba em Iwama em honra as divindades do aikido. Jinja significa santuário em japonês.

Há 42 kamis consagrados dentro do Aiki Jinja incluem Guardião Deuses de Morihei Ueshiba, Saruta Hiko no Ookami, Kunitsu Ryuoh Kuzuryu, Daigongen, Tajikarao nenhum mikoto, Amenomurakumo Kukisamuhara Ryuoh, Ketsumi Miko no Ookami, Wakumusubi no Mikoto, Ryuoh, Daigongen, Ootengu, Daibosatsu, e outros.

A primeira parte do edifício santuário, o Honden ou “Okuden” abrigando as divindades do aikido foi concluída no final do outono de 1943. A segunda e maior parte, a Haiden foi erguida em frente ao Honden em 1962. Ambos foram renovados pelo então cuidador, Morihiro Saito em 2001 e 2002 com a aprovação do Doshu, Moriteru Ueshiba.

Esta renovação também incluiu uma cerca criada em torno do composto e uma pedra com as esculturas “Aiki Jinja” projetados por Seiseki Abe, um mestre da caligrafia e Aikido, que também foi o professor de caligrafia de Morihei Ueshiba.

Uma grande estátua do fundador do aikido foi erguida no mesmo terreno e inaugurada no dia 8 de novembro de 2009.

Todos os anos, conforme manda a tradição, é realizado o festival “Aiki Jinja Taisai Rei” em respeito a morte de Morihei Ueshiba, 26 de abril de 1969.

bottom of page